Designers desenham?

Hoje, mais uma vez, me perguntam se precisa saber desenhar pra cursar design e eu só queria deixar aqui minha opinião caso te interesse saber o que eu realmente acho:

O pouco que precisa, vc aprende na faculdade ou em tutoriais no youtube. Na verdade, se desenhar livremente 10 minutos por dia acho que já se aprende muito.

O que vc precisa é: se comunicar, gostar de aprender mais e mais sobre pessoas e suas realidades. Mas acima de tudo, não ter medo de fazer conexões inusitadas pensando no usuário daquilo q vc cria.

Mais pra frente também se precisará de confiança em si mesmo. Intuição é uma coisa que não te contam na faculdade mas é de onde o design realmente vem... dos insights, não das ideias.

Mesmo assim, tudo isso precisa ser comunicado e desenho é só um jeito de comunicar tudo isso. Existem outros. Desenhar não é só uma habilidade técnica sobre estética, é uma habilidade cognitiva e social. É por isso que os designers e profissionais criativos se distinguem como um todo, mas todo mundo desenha. Contadores desenham muitas tabelas, gerentes de projeto e lideranças dentro do design também. Engenheiros desenham processos produtivos e máquinas. Arquitetos desenham edifícios. Matemáticos desenham fórmulas. Advogados desenham argumentos. Juristas desenham leis.

Com palavras, linhas, pontos, caneta, papel, excell ou até mesmo sua própria voz, você já está desenhando... experiências. Mas só porque não cai no vestibular, ou não se escreve desse jeito na Job description de uma vaga, não quer dizer que isso não aconteça todos os dias nos corredores de grandes prédios ou na volta pra casa depois de um dia de trabalho.

E sem pretenção de estar certa ou errada, é essa minha opinião. 
Ou pelo menos, depois de 9 anos, 4 países e nem sei quantos times e projetos, foi isso que eu descobri.